domingo, 11 de abril de 2010

Afinal, o que é Maktub?

Maktub é um livro escrito por Malba Tahan.

Maktub é também o nome de um livro escrito por Paulo Coelho. A palavra Maktub quer dizer "está escrito" em árabe. É uma coletânea de histórias, palavras, crônicas e outras, publicados diariamente em jornais entre os anos de 1993 e 1994. É um livro com base em histórias e fatos de várias culturas e partes do mundo, tratando-se não de um livro de conselhos, mas de um resumo de filosofia de vida de diversos povos.”

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maktub


Muitos de vocês creio que já se perguntaram por que nomeei o blog como 'Maktub'. Resolvi escrever sobre isso. Batizei-o assim em homenagem e em lembrança à minha amiga-irmã Helenilza, que já infelizmente não se encontra mais conosco. Lemos esse livro do Paulo Coelho e juntas aprendemos que as coisas acontecem porque têm que acontecerem. Podemos escolher o caminho, mas no final sempre chegamos aonde temos que chegar: 'já está escrito!'.

Outra coisa que nos chamou a atenção foi a questão de aprendermos a escutar a Natureza; a importância de respeitar o tempo dos acontecimentos; a observar e só então agirmos objetivando o bem comum e assim conservarmos a sabedoria e o equilíbrio da Vida.

Com tudo o que vivi até o momento, Maktub adquiriu-me uma semântica peculiar. Vejo-o também como um termo sinônimo de Mudança, Coragem, Superação, Aprendizado, Amizade, Companheirismo, Lealdade, União, Confiança.. E podem estar certos, de que hoje em dia é muito difícil encontrar todas essas características nas pessoas. No entanto, tenho o privilégio de conhecer alguns companheiros de jornadas que realmente merecem essa significação de Maktub!

Como já disse em Vida: Aprendizado, 'creio que seja esse (o aprendizado) o motivo da existência humana'. E para isso, o conhecimento adquirido a partir da reflexão e vivência Maktub é essencial!


Autora: Andréa Barbosa

Nenhum comentário: