quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O Grande Desafio Humano

Uma das maiores armadilhas em que o ser humano pode cair é a criação de laços. Isso o limita, enfraquece-o. Talvez seja por isso que o relacionamento entre as pessoas exista: para limitar as ações humanas. Quando você cria um laço com alguém, fica tão apegado a essa pessoa, que é difícil de imaginar seu coditiano sem ela.
No entanto, o afastamento é fatal. Um dia ou outro ele irá acontecer. Mais cedo ou mais tarde, os acontecimentos se encarregarão de o afastar das pessoas amigas e até de familiares. Como você é humano, criou laços afetivos com elas. Como você é humano, seu mundo irá meio que tremer, podendo até desabar em algumas partes.
Resta, agora, procurar compreender o quebra-cabeça em que sua vida se tornou; juntar as novas peças e tentar montar uma imagem razoável. Porém, descobrir uma nova imagem com os 'caquinhos' não é nada fácil. As lembranças dos antigos laços ficam a rondar a mente. No íntimo, você quer desesperadamente voltar ao passado e lá congelar o tempo. A morte não seria legal, porque implicaria em fazer sofrer quem ainda o ama apesar dos cacos ao seu redor.
Você fica, então, na angústia entre um passado que já não existe, um presente caótico e um futuro inimaginável.
Quando olha a sua volta e tenta buscar algo seguro, algo concreto que o apoie, só encontra uma certeza: apesar dos laços construídos (e alguns desfeitos), você é o único ser com quem poderá contar sempre, independente de espaço, tempo e caos. Assim, você começa a criar um pensamento narcisista; começa a criar um sentimento único por você; descobre que é único e incrivelmente o melhor ser da face da Terra; compreende que pode chegar aonde jamais imaginou. No entanto, o poder não é tudo. Você ainda é humano. Apesar de somente poder contar com você, há pessoas que necessitam de sua presença. Os laços afetivos o envolvem novamente.
E aí está o grande desafio humano: tentar conciliar seu 'eu' aos laços afetivos que o cercam.


Nenhum comentário: