segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Como recuperar Grub


MODEM 3G VIVO ZTE MF626: esse foi o motivo pelo qual tive que formatar meu Windows Vista. Tentei desinstalá-lo (modem) e no final nem desinstalava nem funcionava. Remédio: formatação.

Após formatar, pensei que tinha perdido tudo o que tinha no Ubuntu; todas as partições que uma pessoa muito especial tinha feito para mim. Fiquei muito triste. Mas aí, um amigo meu disse que tudo ainda estava lá, que só era recuperar o Grub. Fui pesquisar..

O Grub é uma espécie de 'Menu' dos Sistemas Operacionas instalados na máquina. Com ele, você pode optar pelo Sistema que quer utilizar no momento.
Quando formatamos e reinstalamos o Windows, o Grub tende a 'sumir'.

Aparentemente, parece-nos que há somente um Sistema, mas não é bem isso. A verdade, muitas vezes, está além das aparências. É preciso ir atrás do Grub e fazê-lo reaparecer.

Eis os passos que segui:
1.Peguei o Live CD da versão do Ubuntu que estava instalada no meu PC e dei o boot por ele (caso a versão instalada seja diferente, não sei se funciona).

2.Abri o terminal e digitei: (Ao final desses comandos, irá ter uma localização que usará no próximo passo.)

sudo grub
find /boot/grub/stage1

3.Baseado na resposta aos comandos anteriores (hd0,4), digitei o próximo:

root (hd0,4)

4.Dei os últimos dois comandos para instalar o Grub e sair:

setup (hd0)
quit

Logo após, só foi reiniciar o computador que o Grub reapareceu e eu pude entrar no meu Ubuntu novamente. Ele estava são e salvo :)


Fonte de pesquisa: http://ubuntued.info/2008/07/como-recuperar-o-grub.html

Nenhum comentário: