sábado, 20 de março de 2010

Verão: cuidado sempre é bom!!

Nunca é demais alertar: o verão, o calor e o excesso de exposição ao sol são perigosos para a saúde e atingem, de forma mais grave, as crianças, os portadores de doenças crônicas e os integrantes da melhor idade, os idosos.

Em todos os casos, o efeito mais expressivo do verão está associado ao processo acelerado de desidratação. As crianças necessitam dos cuidados dos pais, responsáveis e cuidadores (professores, babás, irmãos mais velhos) para o contínuo processo de hidratação. Se muito pequenos, choram. Reclamam. Mas nem sempre conseguem expressar claramente uma necessidade específica. E um processo de desidratação, numa criança, gera efeitos muito rápido tendo em vista sua reduzida massa corporal.

Os portadores de doenças crônicas, por sua vez, têm no verão um inimigo, pois podem ter potencializadas suas deficiências, seja nas variações de quadros hipertensivos; seja na desidratação silenciosa, em razão da perda da capacidade de percepção da sede ou da ausência de hábito da hidratação; seja pelo agravamento da temperatura corporal, quando não pela insolação; além de problemas renais, por exemplo.

(...)

Recomendações simples, já amplamente difundidas, necessitam ser regularmente citadas para que os males causados pela exposição ao sol, a falta de hidratação diária de crianças, adultos e idosos e os efeitos do intenso calor nos portadores de doenças crônicas possam ser atenuados.

(...)

Com o calor dos dias atuais, o cuidado deve ser redobrado: hidratação intensa, sapatos adequados, roupas leves, alimentação rica em frutas e verduras e pausas constantes para o restabelecimento cardiorrespiratório.

Walter Cordoni Filho
In: Sol e calor: cuidado redobrado

Enviado por Luiz Carlos

Fonte: http://txt.jt.com.br/editorias/2010/02/17/opi-1.94.8.20100217.2.1.xml

Um comentário:

Anônimo disse...

Informação legal.Teremos mais iguais a estas?
Antonio