segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O poder da escrita

Meses atrás, comecei a ler "Verônica decide morrer", escrito por Paulo Coelho. Por conta do trabalho e estudo, só pude concluir a leitura semana passada. Havia me esquecido de como a literatura colabora com o nosso posicionamento frente ao mundo.
A maioria das pessoas que conheço irão detestar o livro. Aliás, só pelo autor, muitos nem chegarão perto. Tudo bem, normal. Os seres são diferentes, logo as concepções podem, muitas vezes, chegar à oposição. As pessoas que me gostam realmente permanecerão com bons sentimentos mesmo que eu pense diferente. Podem ficar chateadas.. mas não vivo para agradar. Tenho que me sentir bem e ser sincera com os outros e, principalmente, comigo mesma.
Não podemos ter medo de viver. Não podemos fugir do que pensamos, somos e sentimos só para fazer o outro feliz. Precisamos ser felizes para contagiar todos ao nosso redor. A felicidade deve partir do interior de cada um de nós. Não podemos deixar que nada nem niguém extinga com nosso entusiasmo pela vida. Devemos ser loucos pela vida: cultivar a loucura pelo improviso, pela aventura e pelo prazer de viver tudo intensamente.
Pensando nisso, passarei a postar aqui no meu blog não só textos meus, mas coisas que eu tenha lido e que queira compartilhar com vocês. Quero contribuir com sorrisos, sentimentos e reflexões. Até hoje, fui muito intimista. Olhava muito para dentro de mim e, muitas vezes, não percebia o grandioso e inexplorado mundo que me rodeia. Antes, queria delimitar tudo, até o que não tinha limites. A vida não é exata. Ao contrário, é imensamente subjetiva. Hoje consigo compreender isso.

Nenhum comentário: