quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Nosso próprio Horizonte

Ficar doente tem seus inconvenientes, mas também oferece lições a serem apreendidas. Visão e audição: dois sentidos essenciais ao ser humano e minhas deficiências durante quase duas semanas.
Meus olhos já estão bem melhores, pelo menos não estão vermelhos, embora as letras ainda parecem-me turvas. Não estou com 100% da minha audição, motivo pelo qual já estou com consulta marcada com o otorrino.
Quis fazer essa localização para compreenderem o que me fez voltar-me a mim durante esses dias.
Apesar de muito atarefada no trabalho, é como se, para realizar minhas 'missões', não precisasse sair do meu 'eu'. Afinal, estou mesmo um pouco afastada das pessoas, já que vejo turvo e não ouço muito bem. Resultado é que, se já normalmente gostava muito de pensar, durante esse período estou refletindo mais ainda.
O ser humano tem conceitos que mudam, mas a base da personalidade de cada um parece-me se perpetuar durante toda a sua vida. Portanto, quem se corrompe ou possui instabilidades em suas ações é porque já nasceu com essa predisposição; já é de sua personalidade. Diferentemente acontece com as pessoas de personalidades fortes e resistentes. Elas podem até 'cair em tentação', mas terão toda a consciência dos possíveis resultados de suas ações, e farão de tudo para contornar a situação e fazer com que o 'desvio' nas ações tenham o menor impacto possível sobre a vida das pessoas bem como no próprio cotidiano. Ao contrário destas, as personalidades de fácil corrupção ou instáveis já têm o próprio 'ser corrupto' ou 'ser instável', isso varia de caso a caso, como justificativa de suas ações, de suas escolhas.
Muitas situações inusitadas têm se apresentado a mim. E confesso que diante de minha história de vida e de minha personalidade, senti-me completamente sem ação. Parei então para refletir e me perguntar o por quê da existência dessas situações e o motivo de eu ter uma reação diferente daquela esperada ou mesmo apresentada pela maioria.
Modéstia à parte, sempre soube que sou especial, mas com isso tudo descobri o quanto minha personalidade é forte, resistente e convicta. Poderia afirmar que sou praticamente incorruptível. Sei quem sou e onde pretendo chegar. Aprendi que vários caminhos nos são apresentados. Compreendi também que o mais importante não é trilhar caminhos, mas encontrar pessoas que tenham o mesmo horizonte que nós. Quando isso acontece, não importa a trilha seguida, mas a companhia durante a longa viagem da vida. E se por um acaso, no meio do caminho, algum companheiro desertar, sempre teremos outros, pois, qualquer que seja a trilha por nós escolhida, é vasto o horizonte e longa a caminhada. Vale lembrar que não podemos nos apegar a um só companheiro de viagem, pois muitas vezes ficaremos meio 'cegos' e 'surdos' . Nesses momentos , é necessário voltarmo-nos a nosso interior, pois teremos que ser nossa própria felicidade, nosso próprio caminho, nosso próprio Horizonte.

Um comentário:

Unknown disse...

As vezes o sofrimento fisico faz com que passamos a refletir sobre nós mesmos, nossos erros, nossas condultas, nossos medos e sermos pessoas melhores e dispostas a enfrentar os desafios da vida. Mas não são todas as pessoas que chegam a esse discernimento através do sofrimento, algumas delas, as vezes acabam piorando as coisas, outras, como é o seu caso, ficam cada vez mais amáveis e soberana em seus ideais e em seus atos, no fim, só a felicidade plena importa. Parabens Andrea por estar aprendendo a cada dia. Um grande abraço. Messias/Itabaiana/SE