quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Derrames Cerebrais


"Definição:

Conjunto de distúrbios cerebrais envolvendo a perda das funções cerebrais, que ocorre quando o suprimento de sangue a qualquer parte do corpo é interrompido.

Causas, incidência e fatores de risco:

O cérebro requer cerca de 20% da circulação sangüínea no organismo. O suprimento primário de sangue para o cérebro é feito por meio de 2 artérias no pescoço (as artérias carótidas), que se ramificam dentro do cérebro em múltiplas artérias, que suprem uma área específica do cérebro. Até mesmo uma pequena interrupção do fluxo sangüíneo pode causar uma diminuição na função cerebral (déficit neurológico). Os sintomas variam de acordo com a área do cérebro afetada e comumente incluem problemas como alterações na visão, na fala, diminuição dos movimentos ou sensibilidade em uma parte do corpo ou alterações no nível de consciência. Se o fluxo sangüíneo diminuir por um período superior a alguns segundos, as células cerebrais da área são destruídas (enfartadas), causando danos permanentes à área do cérebro ou mesmo a morte."

Fonte: http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000726.htm

  • Importância de se reconhecer um derrame:
Disse um neurologista que se levarem uma vítima de derrame dentro das primeiras três horas, ela pode reverter os efeitos do derrame totalmente. le disse que o segredo é reconhecer o derrame, diagnosticá-lo e receber o tratamento médico correspondente, dentro das três horas seguintes, o que é difícil.

  • Reconhecendo um derrame:
Muitas vezes, os sintomas de um derrame são difíceis de identificar. Infelizmente, nossa falta de atenção, torna-se desastrosa. A vítima do derrame pode sofrer severa consequência cerebral quando as pessoas que o presenciaram falham em reconhecer os sintomas apresentados. Agora, os médicos dizem que uma testemunha qualquer pode reconhecer um derrame fazendo à vítima estas três simples perguntas:

Memorize as três primeiras letras... S.T.R.:

S* (Smile) -> Peça-lhe que SORRIA.
T* (Talk) ->Peça-lhe que FALE ou APENAS DIGA UMA FRASE SIMPLES. (com coerência) (ex : Hoje o dia está ensolarado)
R* (Rise your arms) -> Peça-lhe que levante AMBOS OS BRAÇOS.

Se ele ou ela têm algum problema em realizar QUALQUER destas tarefas, chame a emergência imediatamente e descreva-lhe os sintomas, ou vão rápido à clínica ou hospital.

Novo Sinal de derrame - Ponha a língua fora.

NOTA: Outro sinal de derrame é este:
Peça à pessoa que ponha a língua para fora.. Se a língua estiver torcida e sair por um lado ou por outro, é também sinal de derrame.


Autor desconhecido
Enviado por Luiz Carlos

Nenhum comentário: