sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

História de dois videntes

Pressentindo que seu país em breve iria mergulhar numa guerra civil, o sultão chamou um dos seus melhores videntes, e perguntou-lhe quanto tempo ainda lhe restava de vida.
- Meu adorado mestre, o senhor viverá o bastante para ver todos os seus filhos mortos.
Num acesso de fúria, o sultão mandou imediatamente enforcar aquele que proferira palavras tão aterradoras. Então, a guerra civil era realmente uma ameaça!
Desesperado, chamou um segundo vidente.
- Quanto tempo viverei? - perguntou, procurando saber se ainda seria capaz de controlar uma situação potencialmente explosiva.
- Senhor, Deus lhe concedeu uma vida tão longa, que ultrapassará a geração dos seus filhos, e chegará a geração dos seus netos.
Agradecido, o sultão mandou recompensá-lo com ouro e prata.
Ao sair do palácio, um conselheiro comentou com o vidente:
- Você disse a mesma coisa que o adivinho anterior. Entretanto, o primeiro foi executado, e você recebeu recompensas. Por quê?
- Porque o segredo não está no que você diz, mas na maneira como diz. Sempre que precisar disparar a flecha da verdade, não esqueça de antes molhar sua ponta num vaso de mel.

Autor desconhecido
Fonte: http://www.metaforas.com.br/

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Saúde da Próstata

Prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, o número de casos novos de câncer de próstata para o Brasil, no ano de 2008, foi de 49.530. Esses valores correspondem a um risco estimado de 52 casos novos a cada 100 mil homens. Sem considerar os tumores de pele, o câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente em todas as regiões do país.
O câncer de próstata é uma doença comum, com possibilidade de tratamento e cura em grande parte dos casos. É necessário, entretanto, conhecimento da doença, seus sintomas e as opções de tratamento para que o paciente possa procurar o médico e, juntos, realizar seu diagnóstico precoce e eleger a melhor alternativa de tratamento.

O que é a próstata?
A próstata é uma pequena glândula do aparelho reprodutor masculino, que envolve a uretra na saída da bexiga. Produz o sêmen que é responsável pelo transporte e fonte de energia para os espermatozóides.

Fonte:http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1874808


Abaixo, o oncologista Volney Soares Lima, explica alguns pontos principais sobre a doença:


O que é o câncer de próstata?
Câncer, também conhecido como neoplasia, é uma doença na qual ocorre um crescimento exacerbado e desordenado de algumas células. No caso do câncer de próstatas, essas células são originariamente da próstata, e podem invadir os tecidos e órgãos e espalhar-se para outras partes do corpo, o que denominamos metástases.

Como se desenvolve?
Habitualmente o câncer de próstata é uma doença indolente, de crescimento lento, habitualmente acometendo homens com idade acima de 50 anos. Embora não seja conhecida sua causa, é sabido que fatores genéticos estão envolvidos, sendo que homens com parentesco de 1° grau de neoplasia de próstata apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença.

Quais são os sintomas?
Na fase inicial os pacientes não apresentam sintomas. Grande parte dos pacientes permanecerá assintomático ou terão sintomas urinários (dificuldade para urinar e aumento da frequência urinária), posteriormente podendo evoluir para quadro de obstrução urinária, dor no reto ou óssea, fraqueza e desânimo.

Como se faz o diagnóstico?
O diagnóstico de certeza é feito com a biópsia da próstata. Os pacientes que apresentarem no sangue aumento do antígeno prostático específico (PSA em inglês) e/ou alteração no toque retal são candidatos à realização de ultra-sonografia transretal com biópsia da próstata para verificar a presença da doença na próstata.

Como se trata?
O tratamento do câncer da próstata é multidisciplinar, podendo envolver cirurgia, radioterapia, uso de hormônios ou quimioterapia. A escolha do tratamento ideal é feita dependendo do estágio da doença e das características de cada paciente.

Qual é o prognóstico?
O prognóstico no câncer de próstata está relacionado com o estágio da doença ao diagnóstico, o tipo de câncer (existem alguns tipos mais agressivos que outros) e o estado geral do paciente.

Existe maneira de fazer o diagnóstico precoce do câncer de próstata?
O diagnóstico precoce do câncer de próstata é feito através do uso da medida do PSA e do exame clínico periódico, como screening da doença. Entretanto, mesmo adotando esta prática para a detecção precoce da doença, não foi observado a elevação da sobrevida desses pacientes.

Existe cura para o câncer de próstata?
Sim, em vários casos, quando a doença é diagnosticada em fase inicial e o tratamento é adequado.

Deve-se operar ou não?
Se a neoplasia de próstata é diagnosticada em estágios iniciais, a cirurgia é uma das opções terapêuticas, assim como a radioterapia e a braquiterapia.


Enviado por Luiz Carlos
Fonte: http://www.jornaldeuberaba.com.br/?MENU=CadernoB&SUBMENU=Saude&CODIGO=6983

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Correndo Juntos

Há alguns anos, nas Olimpíadas Especiais de Seattle, nove participantes, todos com deficiência mental ou física, alinharam-se para o início da corrida dos 100 metros rasos.
Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar.
Todos, com exceção de um garoto, que tropeçou no asfalto, caiu rolando e começou a chorar.
Os outros oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás.
Então eles viraram e voltaram. Todos eles.
Uma das meninas, com Síndrome de Down, ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse: "Pronto, agora vai sarar". E todos os nove competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada.
O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos. E as pessoas que estavam ali, naquele dia, continuam repetindo essa história até hoje.
Por que? Porque, lá no fundo, nós sabemos que o que importa nesta vida é mais do que ganhar sozinho. O que importa é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir o passo e mudar de curso.


Autor Desconhecido Fonte: http://www.metaforas.com.br/

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Verão e Doenças Respiratórias

Verão pede cuidados com a saúde respiratória

Especialista sugere atenção para as idas às casas de praia e campo, fechadas há tanto tempo, e alerta para a correta utilização de aparelhos de ar-condicionado.

Os dois principais problemas respiratórios no verão estão relacionados ao paciente portador de doença respiratória, que cessa ou reduz por conta própria o tratamento medicamentoso de sua doença de base, uma vez que apresenta melhora de seus sintomas.

A outra questão é a alta exposição destes indivíduos ao mofo e poeiras, especialmente nas casas de praia e campo, onde passam as férias.

"A umidade não é propriamente o problema. O perigo está nos fungos proliferados com a umidade, que não somente causam as infecções respiratórias, mas também inflamação do tecido pulmonar, que pode levar a internações e outras complicações respiratórias", explica dr. Eduardo Henrique Genofre, diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia.

No inverno, o tempo mais seco agride as vias aéreas. Já no verão, com mais chuvas e ventos, quem tem doença respiratória de base sofre mais pela oscilação de temperatura do que pelo clima. Essas mudanças provocam o aumento da incidência de resfriado, faringite e até pneumonia.


Ar-condicionado e ventiladores: vilões

Aparelhos de ar-condicionado são também vilões desta época do ano. Por causa deles, os cílios responsáveis pela limpeza da mucosa respiratória ficam mais lentos, acumulando o muco protetor nas vias áreas e, como consequência disto, as bactérias e os vírus conseguem se implantar nestas regiões.

Estes aparelhos devem passar por uma limpeza frequente para evitar a proliferação de ácaros, fungos e bactérias que se acumulam nos filtros do aparelho e são liberados no ar. Eles podem invadir as vias aéreas criando lesões inflamatórias/infecciosas, como as pneumonias ou alergias. Um adulto gripado que trabalha num escritório fechado com aparelho de ar-condicionado ligado pode disseminar o vírus para aproximadamente 70% das pessoas daquele ambiente.


Recomendações

O dr. Eduardo oferece algumas dicas para passar o verão sem sustos:

* Tomar grandes doses líquidos para hidratar o corpo.

* Lavar as narinas com soro fisiológico ou medicamento específico para esse fim

* Evitar o choque térmico das altas temperaturas em lugares abertos e clima frio em ambientes com ar-condicionado de maneira sucessiva

* Pratique exercícios físicos regularmente, que ajudam a melhorar a respiração e a saúde

* Mantenha a casa limpa arejada, inclusive as de praia e campo, que passam a maior parte do ano fechadas. Se possível, manter a casa aberta e bem ventilada algumas horas antes de entrar nela.



Enviado por Luiz Carlos
Fonte:http://guiacampos.com/blogdaveri/verpost.asp?idpost=267&Assunto=Ver%E3o+pede+cuidados+com+a+sa%FAde+respirat%F3ria

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Quem decide por mim?

Um colunista conta uma história em que acompanhava um amigo à uma banca de jornais.
O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas como retorno recebeu um tratamento rude e grosseiro.

Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, o amigo do colunista sorriu polidamente e desejou um bom fim de semana ao jornaleiro.
Quando os dois amigos desciam pela rua, o colunista perguntou:
- Ele sempre te trata com tanta grosseria?
- Sim, infelizmente foi sempre assim...
- E você é sempre tão polido e amigável com ele?
- Sim, procuro ser.
- Por que você é tão educado, já que ele é tão inamistoso com você?
- Porque não quero que ele decida como eu devo agir.

MORAL: Nós é que decidimos como devemos agir e reagir - não os outros!


Autor Desconhecido

Fonte: http://www.metaforas.com.br/


sábado, 23 de janeiro de 2010

A arte de não adoecer



Se não quiser adoecer - "Fale de seus sentimentos"


Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos,
acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares,
dor na coluna. Com o tempo, a repressão dos sentimentos
degenera até em câncer. Então, vamos desabafar, confidenciar,
partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados.
O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e
excelente terapia.

Se não quiser adoecer - "Tome decisão"

A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na
angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações,
agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir
é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para
ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças
nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer - "Busque soluções"

Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os
problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo.
Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é
a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que
pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se
transforma em doença.

Se não quiser adoecer - "Não viva de aparências"

Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a
impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc.,
está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze,
mas com pés de barro.
Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São
pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia,
o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer - "Aceite-se"

A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que
sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de
uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos,
ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se,
aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e
terapia.

Se não quiser adoecer - "Confie"

Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se
relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades
verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança
é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

Se não quiser adoecer - "Não viva sempre triste"

O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e
trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o
ambiente em que vive. "O bom humor nos salva das mãos do
doutor". Alegria é saúde e terapia.

OBS.: PORTANTO FIQUE SEMPRE ALEGRE E DE
BOM HUMOR. LEVE A VIDA "NA FLAUTA".


Enviado por Luiz Carlos

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Loucos e Santos




Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila.
Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
Aqueles que fazem de mim louco e santo.
Deles não quero resposta, quero meu avesso.
Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.
Para isso, só sendo louco.
Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.
Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta.
Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria.
Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto.
Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou.
Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.


Sintam-se mais.
Vivam-se muito.
Aceitem-se todo.
Conheçam-se em tudo...
Experimentem-se...
E complementem-se a mando do seu coração.

Texto enviado por Luiz Carlos

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Mulher que lê!

Um casal sai de férias para um hotel-fazenda. O homem gosta de pescar e a mulher gosta de ler.
Uma manhã, o marido volta de horas pescando e resolve tirar uma soneca. Apesar de não conhecer bem o lago, a mulher decide pegar o barco do marido e ler no lago.Ela navega um pouco, ancora, e continua lendo seu livro.
Chega um guardião do parque em seu barco, pára ao lado da mulher e fala:
- Bom dia, madame. O que está fazendo?
- Lendo um livro - responde, pensando: será que não é óbvio?
- A senhora está em uma área restrita, em que a pesca é proibida, informa.
- Sinto muito, tenente, mas não estou pescando, estou lendo.
- Sim, mas com todo o equipamento de pesca. Pelo que sei, a senhora pode começar a qualquer momento. Se não sair daí imediatamente, terei de multá-la e processá-la.
- Se o senhor fizer isso, terei que acusá-lo de assédio sexual.
- Mas eu nem sequer a toquei! - diz o guardião.
- É verdade, mas o senhor tem todo o equipamento. Pelo que sei, pode começar a qualquer momento.
- Tenha um bom dia, madame.

MORAL DA HISTÓRIA: 'NUNCA DISCUTA COM UMA MULHER QUE LÊ... CERTAMENTE ELA PENSA.'


Autor desconhecido
Fonte: http://www.metaforas.com.br/

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Você não me pediu ajuda..

Um menininho brincava no tanque de areia da praça naquela manhã de sábado. Tinha com ele sua caixa de carrinhos e caminhões, seu balde plástico e uma pá vermelha brilhante. No processo de criar estradas e túneis na areia macia, ele descobriu uma pedra grande no meio do tanque de areia.
O mocinho cavou ao redor da pedra, conseguindo desalojar a sujeira. Com muito esforço, usando as mãos, os pés e em todas as posições possíveis, ele conseguiu empurrar a pedra através do tanque de areia. Era um menino muito pequeno e a pedra, para ele, era enorme. Quando o menino alcançou a borda do tanque de areia, ele descobriu que mais difícil ainda ia ser passar a pedra sobre a pequena parede.
Determinado, o menininho empurrou, empurrou e empurrou, mas a cada vez que ele achava ter feito algum progresso, a pedra virava e rolava de volta para o tanque. O menininho grunhiu, lutou, empurrou, mas sua única recompensa era ter a pedra rolando de volta, esmagando seus dedinhos rechonchudos. Finalmente rompeu em lágrimas de frustração.
Durante todo o tempo, seu pai o observava de sua janela, aguardando o desenvolvimento de todo o drama. No momento em que as lágrimas caíram, uma sombra grande caiu sobre o menino. Era seu pai. Suavemente mas com firmeza, ele disse:
- Filho, por que você não usou toda a força que você tinha disponível?
Derrotado, o menino respondeu:
- Mas eu usei, pai! Usei toda a força que eu tinha!
- Não, meu filho, corrigiu o pai bondosamente. - Você não usou toda a força que você tinha. Você não me pediu ajuda.
E o pai do menino se abaixou, pegou a pedra e a retirou do tanque de areia.

Soa familiar???


Autor Desconhecido
Fonte: http://www.metaforas.com.br/

Impressionante!







Vídeo usado pela Profª Ana/ GAPU
Fonte:
http://www.youtube.com/watch?v=4rl5Qc3qJOU

O mais incrível nesse vídeo nem é a perfeita e magnífica sincronia. O que o faz impressionante é o detalhe de que todas as bailarinas possuem deficiência auditiva: são surdas.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Deficientes

'"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome,de miséria. E só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.
"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois "Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.'

Mário Quintana
Enviado por Luiz Carlos

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Queimaduras?


"Em um curso de primeiros socorros, os Bombeiros ensinaram o seguinte:

Quando acontecerem queimaduras, grandes ou pequenas, o primeiro de tudo é: colocar a parte afetada embaixo da torneira com água corrente fria até diminuir o calor e o ardor da queimadura. Depois passe por cima, em toda a extensão da ferida, uma capa de CLARA DE OVO.

Certo dia, ao esquentar água, uma pessoa esbarrou na panela e parte da água fervendo queimou uma grande parte da mão dela. Colocou, então, a mão queimada embaixo da torneira de água fria para aliviar o ardor da queimadura. A dor era insuportável. Depois quebrou dois ovos. Separou as CLARAS e foi colocando por cima da ferida. A mão estava tão queimada, que enquanto ela colocava clara por cima da pele, esta secava formando uma película. Ela soube que aquilo era COLÁGENO NATURAL. E continuou colocando na mão, capas e mais capas de CLARAS durante uma hora. Pouco mais tarde ela já não sentia mais dor. No dia seguinte, apenas havia uma pequena marca avermelhada onde antes estava a queimadura. Depois de 10 dias não havia mais marca alguma daquela queimadura horrível.

A parte queimada se recuperou por causa da CLARA de ovo que contém a substância chamada COLÁGENO que, na realidade, é uma placenta cheia de vitaminas regeneradoras."



Enviado por Luiz Carlos

domingo, 17 de janeiro de 2010

O Mundo é dos Injustos?

"Já me peguei várias vezes questionando isso...
E o mundo talvez seja mesmo dos que não prestam: o terreno, a matéria...
O mundo espiritual, o mundo de Deus... esse não! O privilégio de tê-lo será de poucos, uns poucos honestos, bons, humanitários...
Acredito fielmente na vitória do bem sobre o mal.
Questiono também o poder aquisitivo, o dinheiro, os bens materiais... Como "fomos" corrompidos pelo capitalismo!!!
Não quero fazer nenhum discurso socialista, não. Até porque, seu próprio ideal (o verdadeiro) foi corrompido.
Eu posso estar sendo um tanto imbecil, não sei, mas gostaria de saber por que as pessoas tendem a querer sempre levar vantagens sobre as outras.

Por que estou escrevendo isso?!

Acontece que aqui onde trabalho tem uma senhora que é de se admirar! Por seu trabalho, por sua disposição, por sua alegria, por sua generosidade. Por todas as qualidades dadas às pessoas de bom coração! Mesmo sendo assim, tem alguém para tentar destruir suas virtudes.

Seu trabalho: Faxina

Sua disposição: Acordar às 03:00h, enfrentar 2:00h de condução, para começar a trabalhar às 6:00h.

Sua alegria: Saber que tem saúde e um emprego.

Sua generosidade: Dividir seu sanduíche com sua colega de trabalho (que havia começado a trabalhar, e nem a conhecia direito, e esta nem conhecia o serviço, e nem tinha dinheiro para comprar um lanche, e nem sabia como desenvolver sua tarefa).

Seu orgulho: Seus 5 filhos!

Apesar de trabalhar duro, pegar no batente cedo, esta senhora sempre trabalha com um sorriso de orelha a orelha, cumprimenta todo o momento com um "bom dia!", "boa tarde!", "boa noite!", além de fazer seu trabalho com muito esmero!

Apesar de sua generosidade em dividir seu lanche e instruir sua recém-chegada colega de trabalho; esta, por diversas vezes (por motivos que desconheço, mas posso garantir: a troco de nada!), tentou prejudicar esta senhora, tentou destruir suas virtudes.

E, contudo, mesmo tomando conhecimento de tal traição, esta senhora não ficou com raiva, não foi tomar satisfações, muito menos deixou de ajudá-la.

Sabe o qual foi sua reação?

A resposta: "Deus é justo! O mundo é dos injustos, mas, Deus é justo! Ele está olhando pra mim..."

É um exemplo a ser seguido!

Não quis entrar em detalhes... Não há necessidade... Mas isso é fato!

Não consigo calar ante as injustiças!"

Sirlea Vieira
Fonte: http://www.unsversos.blogger.com.br/

Quando o orgulho cala o amor


Conta-se que, em algum lugar da China, havia um sábio ancião que decidia questões conjugais. Era ele quem abençoava os casais que queriam se unir e orientava os que estavam se desentendendo, dizendo-lhes se deveriam ou não se separar.

Certa vez, o ancião foi procurado por dois jovens a quem havia abençoado havia alguns anos e que agora falavam em separação. O sábio, percebendo que os dois se amavam, não viu motivo para que desfizessem a união, mas não conseguia convencê-los disso. Então, presenteou-os com uma planta e disse:

— Esta é uma planta muito sensível. Vocês devem deixá-la na sala e, quando ela morrer, poderão se separar.

Assim foi feito: o casal colocou a planta no centro da sala e ficou aguardando “ansiosamente” a sua morte.

Certa madrugada, ambos se flagraram com regadores em punho, cuidando da planta. Naquele dia, amaram-se como nunca.

A planta sensível era, na verdade, a relação dos dois. O amor era forte o suficiente a ponto de acordá-los em plena madrugada. Mas então o que estaria ameaçando aquela união? O orgulho.

O orgulho nos impede de pedir perdão. O orgulho não nos deixa perdoar. O orgulho não nos deixa dizer que ainda amamos...

Roberto Shinyashiki
Enviado por Luiz Carlos


Fonte: http://shinyashiki.uol.com.br/blog/index.php/2010/01/quando-o-orgulho-cala-o-amor/

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Derrames Cerebrais


"Definição:

Conjunto de distúrbios cerebrais envolvendo a perda das funções cerebrais, que ocorre quando o suprimento de sangue a qualquer parte do corpo é interrompido.

Causas, incidência e fatores de risco:

O cérebro requer cerca de 20% da circulação sangüínea no organismo. O suprimento primário de sangue para o cérebro é feito por meio de 2 artérias no pescoço (as artérias carótidas), que se ramificam dentro do cérebro em múltiplas artérias, que suprem uma área específica do cérebro. Até mesmo uma pequena interrupção do fluxo sangüíneo pode causar uma diminuição na função cerebral (déficit neurológico). Os sintomas variam de acordo com a área do cérebro afetada e comumente incluem problemas como alterações na visão, na fala, diminuição dos movimentos ou sensibilidade em uma parte do corpo ou alterações no nível de consciência. Se o fluxo sangüíneo diminuir por um período superior a alguns segundos, as células cerebrais da área são destruídas (enfartadas), causando danos permanentes à área do cérebro ou mesmo a morte."

Fonte: http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000726.htm

  • Importância de se reconhecer um derrame:
Disse um neurologista que se levarem uma vítima de derrame dentro das primeiras três horas, ela pode reverter os efeitos do derrame totalmente. le disse que o segredo é reconhecer o derrame, diagnosticá-lo e receber o tratamento médico correspondente, dentro das três horas seguintes, o que é difícil.

  • Reconhecendo um derrame:
Muitas vezes, os sintomas de um derrame são difíceis de identificar. Infelizmente, nossa falta de atenção, torna-se desastrosa. A vítima do derrame pode sofrer severa consequência cerebral quando as pessoas que o presenciaram falham em reconhecer os sintomas apresentados. Agora, os médicos dizem que uma testemunha qualquer pode reconhecer um derrame fazendo à vítima estas três simples perguntas:

Memorize as três primeiras letras... S.T.R.:

S* (Smile) -> Peça-lhe que SORRIA.
T* (Talk) ->Peça-lhe que FALE ou APENAS DIGA UMA FRASE SIMPLES. (com coerência) (ex : Hoje o dia está ensolarado)
R* (Rise your arms) -> Peça-lhe que levante AMBOS OS BRAÇOS.

Se ele ou ela têm algum problema em realizar QUALQUER destas tarefas, chame a emergência imediatamente e descreva-lhe os sintomas, ou vão rápido à clínica ou hospital.

Novo Sinal de derrame - Ponha a língua fora.

NOTA: Outro sinal de derrame é este:
Peça à pessoa que ponha a língua para fora.. Se a língua estiver torcida e sair por um lado ou por outro, é também sinal de derrame.


Autor desconhecido
Enviado por Luiz Carlos

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Pensamentos do Dia:

Um lugar no Maktub para podermos refletir com um sábio pensamento:

13.01.2010
"Difícil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama. Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, e sim por não ter mais condições de sofrer."
(Bob Marley)

14.01.2010
"A gente não se liberta de um hábito, atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau."
(Mark Twain)
Enviado por Alexander Palmeira

15.01.2010
"Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito."
(Machado de Assis)

16.01.2010
"Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado".
(Albert Einstein)

17.01.2010
"Não permita que ninguém o faça descer tão baixo a ponto de você sentir ódio."
(Martin Luther King)

18.01.2010
“Se preocupe mais com sua consciência do que com sua reputação. A sua consciência é o que você realmente é. A sua reputação é o que os outros pensam. E o que os outros pensam é um problema deles.”
(Bob Marley)

19.01.2010
"Consciência é a voz da alma; as paixões são a voz do corpo."
(Jean-Jacques Rousseau)

20.01.2010
"A metade dos nossos erros na vida vem do fato de que sentimos quando devemos pensar e pensamos quando devíamos sentir."
(Lhurton Collins)

21.01.2010
"Uma mentira pode dar a volta ao mundo, enquanto a verdade ainda calça seus sapatos."
(Mark Twain)

22.01.2010
"Não estarei destruindo meus inimigos quando os transformo em amigos?"
(Abraham Lincoln)

23.01.2010
"Os raciocínios do homem, todos juntos, não valem o sentimento da mulher."
(Voltaire)

25.01.2010
"Somos o que fazemos repetidamente. Por isso o mérito não está na ação e sim no hábito."
(Aristóteles)

26.01.2010
"Um homem que quer reger a orquestra precisa dar as costas à platéia."
(James Cook)

27.01.2010
"Examina bem os teus pensamentos, e se os vires puros, puro será também o seu coração."
(Confúcio)

28.01.2010
"Um erro fatal é considerar um acampamento fixo num local inacessível. Confiar somente na segurança do terreno, é perigoso; em última análisa não há lugares inacessíveis, pela simples razão de que se alguém chegou a ele o inimigo também pode fazê-lo."
(Régis Debray)

29.01.2010
"O fraco jamais perdoa, o perdão é característica do forte."
(Mahatma Gandhi)

30.01.2010
"Em matéria de amor, não amar é o meio certo para ser-se amado."
(René Descartes)

31.01.2010
"Se alguém te perguntar o que quiseste dizer com um poema, pergunta-lhe o que Deus quis dizer com este mundo... "
(Mario Quintana)

01.02.2010
"Para compreender as pessoas devo tentar escutar o que elas não estão dizendo, o que elas talvez nunca venham a dizer."
(John Powell)

02.02.2010
Às vezes, quando tudo dá errado acontecem coisas tão maravilhosas que jamais teriam acontecido se tudo tivesse dado certo."
(Autor Desconhecido)


03.02.2010
"O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver. "
(Sigmund Freud)

04.02.2010
"Só é artista aquele que é capaz de transformar a solução num enigma."
(Karl Kraus)


05.02.2010
"Há uma enorme dificuldade em abrir os olhos das pessoas. Comovê-las e destroçar-lhes a alma, é fácil; difícil é fazer com que a luz lhes penetre o cérebro. Que lucro existe em lhes mudar os sentimentos, se continuam sendo idiotas?"
(John Ruskin)

06.02.2010
"Poucos são aqueles que vêem com seus próprios olhos e sentem com seus próprios corações."
(Albert Einstein)

07.02.2010
"O mundo muda constantemente, e, na Natureza, ser constante seria uma inconstância."
(Abraham Cowley)

08.02.2010
"Existem verdades que só podemos dizer depois de ter conquistado o direito de dizê-las."
(Jean Cocteau)

09.02.2010
"A conquista da liberdade é algo que faz tanta poeira, que por medo da bagunça, preferimos, normalmente, optar pela arrumação."
(Carlos Drummond de Andrade)

10.02.2010
"Amar significa nunca ter de dizer que você sente muito."
(Erich Segal)

11.02.2010
"Não estarei destruindo meus inimigos quando os transformo em amigos?"
(Abraham Lincoln)

12.02.2010
"No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude."
(Henry Wadsworth)

13.02.2010
"Impossível haver progresso sem mudanças; e quem não consegue mudar a si mesmo, não muda coisa alguma."
(George Bernard Shaw)

14.02.2010
"Amigo é quem te socorre, não quem tem pena de ti."
(Thomas Fuller)

15.02.2010
"Paciência e tempo podem mais que força e raiva. "
(Jean de La Fontaine)

16.02.2010
"Sua jornada moldou você para seu bem maior, e foi exatamente o que precisava ser. Não pense que você perdeu tempo. Não existem atalhos para a vida. Foi necessária cada e toda situação que você encontrou para trazê-lo para o agora. E agora é o momento certo."
(Asha Tyson)

17.02.2010
"Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão. "
(Benjamin Franklin)

18.02.2010
"As feridas da alma são curadas com carinho, atenção e paz."
(MACHADO DE ASSIS)

19.02.2010
"Assim como a memória pode ser um paraíso do qual não podemos ser levados, ela pode também ser um infermo do qual não conseguimos escapar."
(John Lancaster Spalding)


20.02.2010
"Nenhum de nós chegou onde está exclusivamente através do impulso de nossos próprios pés. Chegamos aqui porque alguém se inclinou e nos alavancou."
(Thurgood Marshal)

21.02.2010
"Não houve até hoje grande poeta que não fosse, ao mesmo tempo, profundo filósofo."
(Samuel Taylor Coleridge)

22.02.2010
"Se você rouba idéias de um autor, é plágio. Se você rouba de muitos autores, é pesquisa."
(Wilson Mizner)

23.02.2010
"A palavra é livre, a ação muda, a obediência cega."
(Friedrich Schiller)

24.02.2010
"A razão escraviza todas as mentes que não são suficientemente fortes para a dominarem."
(George Bernard Shaw)

25.02.2010
"A palavra pertence metade a quem a profere e metade a quem a ouve."
(Michel de Montaigne)

26.02.2010
"Ser jovem é ter a capacidade do perdão e andar com os olhos cheios de capim-cheiroso. É ter tédios passageiros, é amar a vida, é ter uma palavra de compreensão."
(Artur da Távola)

27.02.2010
"Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não às pessoas nem/ou coisas”.
(Albert Einstein)

28.02.2010
"A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas".
(Horácio)

01.03.2010
"Nenhum indício melhor se pode ter a respeito de um homem do que a companhia que freqüenta: o que tem companheiros decentes e honestos adquire, merecidamente, bom nome, porque é impossível que não tenha alguma semelhança com eles".
(Nicolau Maquiavel)

02.03.2010
"Há sempre o seu quê de loucura no amor; mas também há sempre o seu quê de razão na loucura".
(Friedrich Nietzsche)

03.03.2010
"Não procures a verdade fora de ti, ela está em ti, em teu ser. Não procures o conhecimento fora de ti, ele te aguarda em tua fé interior. Não procures a paz fora de ti, ela está instalada em teu coração. Não procures a felicidade fora de ti, ela habita em ti desde a eternidade. "
(Mestre Khane)

04.03.2010
"Tenha em mente pensamentos elevados, eles contribuirão para formar a sua personalidade."
(Gustave Le Bon)

05.03.2010
"Semeie um ato, e você colhe um hábito. Semeie um hábito, e você colhe um caráter. Semeie um caráter, e você colhe um destino. "
(Charles Reade)

06.03.2010
"Toda decisão que você toma - toda decisão - não é uma decisão sobre o que você faz. É uma decisão sobre Quem Você É. Quando você vê isso, quando você entende isso, tudo muda. Você começa a ver a vida de um modo novo. Todos eventos, ocorrências, e situações se transformam em oportunidades para fazer o que você veio fazer aqui."
(Neale Donald Walsch)

07.03.2010
"Nossas dádivas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar".
(William Shakespeare)

08.03.2010
"Ter verdadeiro sucesso na vida é: rir muito e muitas vezes; ganhar o respeito de pessoas inteligentes; gozar do carinho de meninos; ganhar o reconhecimento de pessoas qualificadas e saber suportar a traição de falsos amigos; apreciar a beleza; procurar o melhor nos demais; deixar o mundo um pouco melhor de como o encontraste - com um filho são, um jardim bonito ou uma pessoa mais feliz; saber que ao menos alguém viveu melhor graças a ti."
(Autor Desconhecido)

09.03.2010
“O amor é o processo de eu conduzi-lo gentilmente de volta a você mesmo.”
(Antoine de Saint-Exupéry )

10.03.2010
"A virtude resplandece nas desgraças."
(Aristóteles)

11.03.2010
"...Mas eu desconfio que a única pessoa livre, realmente livre, é a que não tem medo do ridículo."
( Luis Fernando Veríssimo )

14.03.2010
"Vivemos com os nossos defeitos como com os cheiros que temos: não os sentimos, eles só incomodam os outros."
( Anne Lambert )

20.03.2010
"Uma das principais tarefas da cultura é fazer da necessidade, liberdade. "
( Jacob Klatzkin )

05.04.2010
"O ciúme é indicio de baixeza moral: aquele que desconfia merece que ninguém lhe dê confiança, pois o homem avalia o proceder alheio pelo seu."
(Demófilo)

11.04.2010
"Tudo quanto nós próprios descobrimos ou voltamos a descobrir são verdades vivas; a tradição convida-nos a aceitar somente os cadáveres da verdade. "
(André Gide)

18.04.2010
"A águia voa sozinha, os corvos voam em bando, o tolo tem necessidade de companhia, e o sábio necessidade de solidão."
(Friedrich Rückert)

26.04.2010
"O que você deixa para trás não é o que é gravado em monumentos de pedra, mas o que é tecido nas vidas de outros."
(Péricles)

06.05.2010
"As feridas da alma são curadas com carinho, atenção e paz."
(Machado de Assis)

10.05.2010
"Não é a força do sentimento elevado, é a sua duração que faz os homens superiores."
( Friedrich Nietzsche )

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Verdadeiro Amor

Um homem de idade já bem avançada veio à Clínica onde trabalho, para fazer um curativo na mão ferida. Estava apressado, dizendo-se atrasado para um compromisso, e enquanto o tratava perguntei-lhe sobre qual o motivo da pressa. Ele me disse que precisava ir a um asilo de anciãos para, como sempre, tomar o café da manhã com sua mulher que estava internada lá.

Disse-me que ela já estava há algum tempo nesse lugar porque tinha um Alzheimer bastante avançado. Enquanto acabava de fazer o curativo, perguntei-lhe se ela não se alarmaria pelo fato de ele estar chegando mais tarde.

- Não, ele disse. Ela já não sabe quem eu sou. Faz quase cinco anos que não me reconhece.

Estranhando, lhe perguntei:
- Mas se ela já não sabe quem o senhor é, por que essa necessidade de estar com ela todas as manhãs?

Ele sorriu e dando-me uma palmadinha na mão, disse :
- É . Ela não sabe quem eu sou, mas eu contudo sei muito bem quem é ela.

Meus olhos lacrimejaram enquanto ele saía e eu pensei:
Essa é a classe de amor que eu quero para a minha vida.
O verdadeiro amor não se reduz ao físico nem ao romântico.
O verdadeiro amor é a aceitação de tudo o que o outro é, do que foi, do que será e... do que já não é..."

Autor desconhecido
Enviado por Andressa B. Pereira

Pegadas na Areia


Uma noite eu tive um sonho...
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor.
E através do Céu, passavam cenas de minha vida.
Para cada cena que passava,
percebi que eram deixados dois pares
de pegadas na areia
Um era o meu e o outro era do Senhor.
Quando a última cena de minha vida passou
diante de nós, olhei para trás
e notei que muitas vezes no caminho da minha vida
havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu
nos momentos mais difíceis e angustiantes
do meu viver.
Isso aborreceu-me deveras e perguntei:
- Senhor, Tu me disseste que uma vez que eu resolvi Te seguir, Tu andarias sempre comigo, todo o caminho.
Mas notei que durante as maiores dificuldades do meu viver havia na areia dos caminhos da vida, apenas um par de pegadas.
Não compreendo Senhor porque nas horas que mais necessitava de ti.
Tu me deixastes.
Tu me abandonastes.
- Minha preciosa filha.
Eu te amo e jamais te deixaria
nas horas da tua provação e do teu sofrimento.
Quando vistes na areia apenas um par de pegadas,
foi exatamente aí que:
EU TE CARREGUEI EM MEUS BRAÇOS !!!

Margaret Fishback Powers
Fonte: http://presentepravoce.wordpress.com/2008/05/28/pegadas-na-areia/

sábado, 9 de janeiro de 2010

Má colheita: Não podemos desanimar!

"Eis que o semeador saiu a semear.
E quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
Mas vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram, e sufocaram-na.
E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça".
(Mateus, XIII, 3 a 9).

"Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria".
(Paulo, II aos Coríntios, IX, 7).


Na vida, não colhemos tudo o que plantamos porque não depende só da nossa semente, adubo ou do nosso cuidado. O resultado de nossas atitudes para com o próximo está intimamente relacionado ao fato de como se encontra a mente e o coração do outro, de como nossas ações são recebidas e assimiladas; depende do terreno e das condições climáticas, de todo ambiente em que esse ser foi criado e acostumado a viver.
Por isso, não podemos desanimar diante de uma má colheita, mas devemos procurar outros horizontes a serem conquistados e semeados, de acordo com a bondade e a boa vontade presentes em nossos corações.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Passe de fase logo!

Quando estiver em uma fase não muito boa da vida, siga o conselho que me deram:


'É só pegar a shotgun e a garrafa de energia atrás da segunda porta à direita! Espero que você passe de fase logo, mas cuidado pra num zerar o jogo!'
(Jairo)

Tudo passa. Não só as coisas boas, as ruins também. Há acontecimentos que devem ser considerados como sonhos ruins, que passam. Acordamos atordoados, mas a vida está aí. É preciso encará-la e aprender com tudo o que nos acontece. Fechar uma porta e abrir caminho novo pelo que nos é desconhecido. Escrever diferente a história, de modo que ela seja mais sábia e reconfortante.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Prática

E o ano de 2010 começou. Ano que promete, porém eu não acredito em promessas; o que me move é o que eu vivo e não aquilo que a vida promete. Isso são sonhos e os sonhos não devem ser transformados em realidade, pois podem se tornar pesadelos. É preferível encarar de uma vez os fatos que se vivem e trabalhá-los na prática.
Então, vivamos e não fiquemos deslumbrados e alienados com promessas ou sonhos. Não acreditemos na vida ou nas pessoas, mas confiemos nas nossas ações e na capacidade inata que temos de realizá-las.

'Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria´.
(Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis)




domingo, 3 de janeiro de 2010

Voe cada vez mais alto


Um jovem piloto experimentava um monomotor muito frágil, uma daquelas sucatas usadas na segunda guerra mundial, mas que ainda tinha condições de voar.
Ao levantar vôo, ouviu um ruído vindo debaixo de seu assento. Era um rato que roia uma das mangueiras que dava sustentação para o avião permanecer nas alturas. Preocupado, pensou em retornar ao aeroporto para se livrar do seu incômodo e perigoso passageiro, mas lembrou-se de que devido à altura o rato logo morreria sufocado.
Então voou cada vez mais alto e notou que os ruídos que estavam colocando em risco sua viagem tinham acabado, conseguindo assim fazer sua arrojada aventura ao redor do mundo, que era seu grande sonho...

Moral da história:
  • Se alguém ameaçá-lo, voe cada vez mais alto...
  • Se alguém criticá-lo, voe cada vez mais alto...
  • Se alguém tentar destruí-lo por inveja e fofocas, voe cada vez mais alto...
  • E por fim, se alguém cometer alguma injustiça com você, voe cada vez mais alto...
  • Sabe por quê? Ameaçadores, críticos, invejosos e injustos são iguais aos "ratos" - não resistem às grandes alturas.

(Desconheço o autor)
Enviado por Leandro Barbosa