domingo, 20 de setembro de 2009

Conhecimentos quase que inúteis, mas Curiosos!!


  1. O coração do beija-flor descansado bate 500 vezes por minuto e, quando está voando, chega a 1.200 vezes!
  2. O nome completo de D. Pedro I era Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.
  3. Os povos mediterrâneos antigos não usavam azeite de oliva apenas na alimentação, mas também como recurso cosmético.
  4. Os antigos egípcios treinavam macacos babuínos para ajudar na captura de ladrões.
  5. No meio do século XIX, uns poucos casais de coelhos foram levados da Inglaterra para a Austrália. Eles se reproduziram tanto que, alguns anos depois, já eram uma ameaça para a agricultura do país.
  6. A palavra mais longa da língua portuguesa é PNEUMOULTRAMICROSCOPICOSSILICOVULCANOCONIÓTICO, com 46 letras. Nome de uma doença causada pela aspiração de cinzas vulcânicas.
  7. Albert Einstein tirava notas ruins, mas não era um aluno medíocre, só não se interessava pelas aulas convencionais, que considerava fracas e autoritárias. Ele era um autodidata brilhante.
  8. A maior célula do corpo humano é o óvulo, e a menor é o espermatozóide.
  9. O animal mais forte do mundo é o besouro-rinoceronte. Ele consegue carregar até 850 vezes o seu peso. É o mesmo que um homem carregar uns 50 carros nas costas.
  10. Muita gente pensa que Big Ben é o nome do relógio ou da torre do Parlamento de Londres, mas esse é o nome do sino.
  11. A NASA descobriu que, em comparação com o resto do mundo, a força da gravidade na Índia é 1% menor.
  12. O coração da baleia-azul é do tamanho de um carro popular, e seu filhote nasce com umas 2 toneladas.
  13. O gálio é um metal raro que se funde a 28,7°C. Só com o calor das mãos ele já derrete.
  14. O nome da cadela russa que foi ao espaço, em 1957, era Kudriavka. Laika era a raça dela.
  15. A luz do Sol leva oito minutos para chegar até a Terra e mais de cinco horas para chegar a Plutão.
  16. A montanha mais alta do mundo não é o Everest, com 8.884 m, no Nepal. O Mauna Kea, no Havaí, mede 10.200 m desde a sua base no fundo do mar.
  17. O coala não costuma beber água, consegue tudo o que precisa das folhas de eucalipto. E ele não é um urso, e sim marsupial, como o canguru.
  18. O ornitorrinco é o único mamífero no mundo que tem bico e bota ovos, e o macho, ainda por cima, tem veneno.
  19. O estado físico do vidro é considerado pelos cientistas algo entre o sólido e o líquido.
  20. O Estado da Bahia, com 564.692,7 quilômetros quadrados, é maior que a Espanha, que tem 505.954 quilômetros quadrados.

Fonte: Folhetim do Mac Donald's

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O poder da escrita

Meses atrás, comecei a ler "Verônica decide morrer", escrito por Paulo Coelho. Por conta do trabalho e estudo, só pude concluir a leitura semana passada. Havia me esquecido de como a literatura colabora com o nosso posicionamento frente ao mundo.
A maioria das pessoas que conheço irão detestar o livro. Aliás, só pelo autor, muitos nem chegarão perto. Tudo bem, normal. Os seres são diferentes, logo as concepções podem, muitas vezes, chegar à oposição. As pessoas que me gostam realmente permanecerão com bons sentimentos mesmo que eu pense diferente. Podem ficar chateadas.. mas não vivo para agradar. Tenho que me sentir bem e ser sincera com os outros e, principalmente, comigo mesma.
Não podemos ter medo de viver. Não podemos fugir do que pensamos, somos e sentimos só para fazer o outro feliz. Precisamos ser felizes para contagiar todos ao nosso redor. A felicidade deve partir do interior de cada um de nós. Não podemos deixar que nada nem niguém extinga com nosso entusiasmo pela vida. Devemos ser loucos pela vida: cultivar a loucura pelo improviso, pela aventura e pelo prazer de viver tudo intensamente.
Pensando nisso, passarei a postar aqui no meu blog não só textos meus, mas coisas que eu tenha lido e que queira compartilhar com vocês. Quero contribuir com sorrisos, sentimentos e reflexões. Até hoje, fui muito intimista. Olhava muito para dentro de mim e, muitas vezes, não percebia o grandioso e inexplorado mundo que me rodeia. Antes, queria delimitar tudo, até o que não tinha limites. A vida não é exata. Ao contrário, é imensamente subjetiva. Hoje consigo compreender isso.

domingo, 6 de setembro de 2009

Quero voltar a ser criança!

Nem sei se eu devia escrever hoje. Estou muito triste. Com saudades. No entanto, escreve-se sobre saudades também.. E nem sempre estamos alegres.
Estou com saudade de minha amiga que já se foi. Muita saudade. Nunca imaginei que a saudade pudesse sufocar tanto. Estou precisando de colo, de um abraço, de um sorriso, de uma palavra de alegria.. Ela sempre tinha essas coisas singelas para me oferecer. Conhecíamos só pelo olhar.
Sei que tenho outros amigos, mas ninguém nunca será igual a ela. As pessoas são únicas.
Brincávamos muito. Nossa brincadeira preferida era escrever. Quando estávamos juntas, escrevíamos juntas. Quando estávamos distantes, escrevíamos cartas uma para a outra. Sem exagero, foram dezenas de cartas escritas. Confidências trocadas. Lágrimas repartidas. Sorrisos multiplicados. Líamos juntas também. Ou então ela lia um livro e me contava a história. Eu fazia o mesmo. Sempre fizemos de tudo para não nos sentirmos distantes, mesmo quando passávamos dias sem nos falarmos.
Segurávamos a barra uma da outra. Quando uma estava triste, um 'porre' de sorvete era o que bastava para nos esquecermos completamente do motivo da tristeza. E que porre! Ficávamos entupidas de sorvetes, de lanches gordurosos, de coca-cola.. Mas como era gostoso..
Íamos à praia também. Só para andar ou procurar conchinhas à beira mar.
Éramos como irmãs. Creio que nunca tive tanta amizade assim com ninguém da minha família. Ela é aquela parte da família que Deus nos permite escolher. Mas Ele acabou a levando para longe. É difícil entender certas coisas.
Hoje preciso tanto dela, mas ela não está mais aqui.
Sempre dizia a ela que o maior medo da minha vida era ficar sozinha, sem amigo. Sabe.. acho que não devemos ter medos, porque a probabilidade de que os nossos medos aconteçam é muito maior.
Não sei se vocês entendem o que eu estou sentindo, mas o que mais eu queria hoje é estar ao lado dela.. rindo, brincando, escrevendo, lendo..
A vida não é mais a mesma. Sinto como se algo muito bonito e delicado tivesse se quebrado dentro de mim. Quando olho para a vida, não vejo mais o brilho e o entusiasmo de antes. Percebo uma garota que cresceu e aprendeu muito com a dor.
Gostaria muito de voltar a ser criança. Tudo era bom, belo e bonito. O mundo só era brincadeira e desenhos na TV. A morte não existia. Nem a saudade.